Você sabe o que é o maio Amarelo?
Entenda aqui esse movimento e veja o que faz a Guanabara para a sua segurança!
O número de acidentes de trânsito ainda é alto no Brasil. Praticadono mundo todo, o Maio Amarelo é um movimento que envolve governo, empresas, sociedade civil e entidades de classe na busca pela prevenção de acidentes no trânsito.
No Brasil, o Governo Federal, por meio dos Ministérios do Transportes e das Cidades, traz como tema central, este ano, o tema “No trânsito, escolha a vida” no Maio Amarelo 2023. Medidas simples e eficazes podem ser colocadas em prática para reduzir os acidentes, tanto por parte dos pedestres, como por ciclistas e motoristas como utilizar passarelas e faixas de pedestres, respeitar a sinalização, realizar ultrapassagens seguras, não misturar álcool e direção, proteger os mais vulneráveis no trânsito e adotar regras de direção defensiva. Mundialmente, 3,5 mil pessoas morrem todos os dias vítimas de sinistros de trânsito, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Sóno Brasil, estima-se que 45 mil pessoas morram todos os anos em sinistros de trânsito, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Mas você sabe o que faz a Guanabara para reduzir esses riscos?
Os últimos estudos realizados pela ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina do Tráfego indicam que 60% dos acidentes são causados por fadiga e sonolência excessiva. Sendo 18% fadiga e42% sonolência. Em se tratando de profissionais treinados e peritos na condução dos equipamentos da empresa, acredita-se que, por essas razões, os distúrbios de sono podem chegar a 70%.
Por isso, para garantir a segurança da sua viagem de ônibus e a qualidade de vida dos nossos profissionais, a Guanabara mantém um programa de Medicina do Sono, trazendo uma inovação ao Teste de Manutenção da Vigília (TMV), aferindo a capacidade dos motoristas nas viagens à noite. Uma pesquisa interna feita por nós constatou que cerca de 80% dos nossos motoristas reconhecem o programa como instrumento de melhoria na qualidade de vida e na prevenção de acidentes e, 60% dos tratados, avaliam que o programa trouxe benefícios para a sua vida. Legal, né?
Como tudo começou
A primeira empresa do Grupo Guanabara a adotar o Programa Medicina do Sono foi a UTIL, há mais de dez anos, e, depois, a Sampaio, Brisa, Real Expresso e Rápido Federal. A próxima empresa a participar do programa é a Expresso Guanabara. Responsável pelo desenvolvimento do programa, o médico especialista Sérgio Barros Vieira, propôs ações preventivas e educativas à sonolência e fadiga excessiva no trabalho dos motoristas e todo um acompanhamento individual, para garantir um tratamento para aqueles que apresentavam algum distúrbio do sono, como insônia, apneia obstrutiva do sono, privação de sono, paralisia do sono, distúrbios demovimento, entre outros. Diante desse cenário, foi desenvolvido o Programa Medicina do Sono: um programa pioneiro que representa a preocupação de uma empresa de transporte de passageiros rodoviário com a saúde e o bem-estar do motorista, assim como do seu maior bem: os passageiros transportados.
Mas o que é a Medicina do Sono?
A Medicina do Sono é uma especialidade médica que estuda o sono por meio de exames próprios como polissonografia completa (avaliação da qualidade do sono e possíveis distúrbios do sono), Teste de Latências de Múltiplos Adormecimentos (investigação de sonolência excessiva diurna) e Teste de Manutenção da Vigília (capacidade demanter-se alerta à noite). Esses exames conseguem, a partir dos estágios do sono, avaliar a respiração, a variação cardíaca e a presença de distúrbios de movimento, complementados pela avaliação comportamental durante o sono. Também é possível diagnosticar a sonolência excessiva quando necessário e, de forma preventiva, é realizado o Teste de Manutenção da Vigília com os motoristas que trabalham no período noturno e Teste de latências de Múltiplos Adormecimentos (TLMA) nos motoristas que trabalham no período diurno.
O Programa Medicina do Sono tem como objetivo principal a prevenção e tratamento dos possíveis distúrbios do sono. São realizadas uma série de atividades que permitem ações preventivas junto aos motoristas de forma dinâmica, com total parceria operacional junto ao Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Como são feitos os exames de Medicina do Sono
Um dos trabalhos implantados referentes ao Programa de Medicina do Sono é o Teste de Manutenção da Vigília(TMV), realizado por todos os motoristas pelo menos uma vez ao ano. O exame consiste no motorista ficar sentado em uma cadeira num quarto escuro, conectadoa um aparelho de Eletroencefalograma (EEG) (mede os impulsos elétricos do cérebro) em 5 séries alternadas de 40 minutos de exame e 1 hora e 20 minutos de intervalo. São avaliados a resistência e a tolerância do motorista ao trabalho noturno, e assim conseguimos verificar o desempenho no trabalho em escala noturna principalmente por motoristas com problemas de pressão alta ou diabéticos. Como complemento, instalamos salas de estimulação ao longo de rotas mapeadas críticas, equipadas ainda com bicicletas para movimentação do profissional e exposição à iluminação, o que reduz a produção de melatonina, além de oferecermos ao motorista alimentos que reduzem a sonolência para que ele possa conduzir nossos ônibus com total segurança, principalmente em grandes trajetos.
Segurança nas viagens de ônibus e no trânsito passa pela conscientização
Como parte de sua política de Boas Práticas, a Guanabara acredita na importância da Educação e do Treinamento constante de seus profissionais e, que neste programa, também são instruídos sobre o funcionamento dos equipamentos de Medicina do Sono aplicados a seus motoristas. Em parceria da Polícia Rodoviária Federal, também são ministradas palestras para os motoristas periodicamente onde relatam outros pontos de equívocos recorrentes como causa de acidentes e há uma plataforma de ensino à distância que além de educar para segurança no trânsito tem vídeos obrigatórios direcionados aos condutores que eventualmente venham a reincidir em multas einfrações. Uma forte prática que já faz parte da cultura da nossa empresa é a melhoria contínua para que todos os processos se tornem cada vez mais leves, ágeis e competitivos e que, ao final, propiciem uma viagem segura para seus passageiros.
Mais investimentos para a segurança da sua viagem
É importante que você saiba que além do programa de Medicina do Sono, para garantir a segurança nas viagens, a Guanabara possui a frota mais moderna e com a menor vida útil do mercado. Todos os veículos são equipados com tecnologia de ponta para evitar acidentes como a telemetria para controle da velocidade, monitoramento em tempo real da cabine, em especial do motorista durante a viagem, controle de tração que controla o veículo e sistema anti capotamento. Toda operação obedece a rigorosas e periódicas rotinas de controle e fiscalização, considerando veículos e motoristas.
Agora, para proporcionar ainda mais segurança durante otrajeto, lembre-se de que um item muito importante para o passageiro é o uso do cinto de segurança dentro dos ônibus também. Seja no papel de motorista, motociclista, ciclista ou pedestre, cada um pode e deve fazer a sua parte para evitar acidentes no trânsito e nas estradas, não é mesmo?
Viu como a Guanabara investe na sua segurança ao viajar conosco?
E, não esqueça! Vá de regular. Diga não ao transporte clandestino, que opera sem qualquer compromisso com a sua segurança.