Quais os melhores pontos turísticos do Nordeste

Você conhece os mais procurados pontos turísticos no Nordeste?

Então vem que a Guanabara te apresenta!

É impossível falar do Brasil e não pensar nas praias, na alegria e na diversidade cultural do Nordeste. Além das maiores festas juninas do país, como já mencionamos no artigo … (link), a região possui um litoral que se estende por mais de 1.800 milhas, com praias isoladas de águas calmas e coqueiros. Outra grande vantagem é que o sol bate quase todos os dias nessa região que pode ser visitada o ano todo. Mas você conhece os melhores pontos turísticos do Nordeste? Vamos destacar os mais visitados para que, na sua próxima viagem de ônibus, você já possa elaborar o melhor roteiro!

Bahia

Ah, a Bahia, o destino mais procurado dos viajantes que buscam o Nordeste brasileiro e com inúmeros pontos turísticos para visitação. Para iniciar a sua viagem pela região, você não pode deixar de conhecer a capital Salvador. Foi lá que os portugueses, os primeiros europeus a desembarcarem na região, construíram um gigantesco forte chamado São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Curiosamente, a paisagem urbana bem definida não mudou muito no século 21: a antiga cidade alta corresponde aproximadamente ao moderno Pelourinho (declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1985), o marco de Salvador e mais facilmente reconhecido e sem dúvida o bairro mais bonito do Brasil. Salvador é uma das cidades mais coloridas do Nordeste. Caminhar pelas ruas de paralelepípedos é como voltar no tempo. Um dos melhores pontos turísticos do Nordeste é o Centro Histórico de Salvador. A culinária baiana é diferente de tudo que você já experimentou.

Os pratos favoritos são o Caruru, uma malha de quiabo, camarão, cebola e nozes assadas em azeite de dendê e o Acarajé, recheado com especiarias tropicais e camarão. Isso sem falar na Moqueca baiana e no Vatapá. Outro ponto turístico para visitar é o famoso Mirante do Elevador Lacerda com vista para o mar. Na Bahia, as águas azul-turquesa brilham ao sol e a temperatura raramente cai abaixo de 73 graus o ano todo, chegando a 100 graus no verão (entre dezembro e início de abril). Se a ideia é relaxar em diversas praias, registrar fotos de dar inveja e admirar a natureza exuberante do Brasil, Arraial d’Ajuda, no litoral sul da Bahia, é a melhor escolha. O vilarejo é perfeito para quem gosta de sossego, mas que não abre mão de uma vida noturna animada. Por isso é muito procurado por jovens em férias. Para chegar à vila de Arraial D’Ajuda, você precisa pegar uma balsa em Porto Seguro (outro destino muito procurado no Nordeste). Conheça também Itapuã, próximo a uma tradicional vila de pescadores, a Praia do Forte, uma praia pitoresca com águas cristalinas um pouco mais longe e Sauípe, um crescente arenoso cercado por resorts considerado o mais belo do Brasil.


Paraíba

Explorar as praias paradisíacas do litoral sul da Paraíba é algo que você realmente deve pensar em seus planos de viagem. Uma delas, Coqueirinho, tem fama de ser a praia mais bonita da região. O local é repleto de coqueiros e falésias vermelhas, contrastando com sua água azul-turquesa. O visitante pode caminhar até Tabatinga, outra praia incrível, quando a maré está baixa. A maioria dos viajantes fica em João Pessoa, a 44 quilômetros de Coqueirinho, e agenda um passeio de um dia com passeio oficial de buggy para visitar Coqueirinho e outras praias famosas do Conde. Na capital João Pessoa, os visitantes também costumam apreciar as belas praias. A cidade fica próxima da foz do rio Paraíba, no leste do Brasil. A sua cidade velha é conhecida pela arquitetura barroca e art nouveau. A igreja de São Francisco, do século XVI, tem azulejos portugueses pintados no pátio e uma capela ornamentada com ouro. As praias de Tambaú e Cabo Branco estão repletos de bares e discotecas, além de lojas que vendem artesanato local de madeira e cerâmica.

Outra cidade que vale conhecer é Cabaceiras, conhecida nacionalmente como a “Roliúde Nordestina”, a cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, já foi cenário para a produção de mais de 30 séries, documentários, novelas e filmes como “O Auto da Compadecida”, que é baseado na peça teatral de Ariano Suassuna. Seu principal atrativo turístico é o Lajedo de Pai Mateus. É lá que acontece a Festa do Bode Rei, um festival com diversas atrações, a exemplo das exposições e feiras de animais, mostras de artesanato, gastronomia, desfiles, apresentação de danças folclóricas, competições, palestras, cursos e shows de forró. Ao todo, sãotrês dias de festas, cujo ponto forte é a “gastronomia bodística” com oferta de pratos típicos como a “bodioca” – uma tapioca recheada de carne de bode ou do “McBode”, um hambúrguer de carne de bode.

Pernambuco


Pernambuco possui alguns dos melhores pontos turísticos no Nordeste. Claro, que, como a maioria das regiões cidades nordestinas, suas praias são o forte da região. Porto de Galinhas é o ponto turístico mais visitado por turistas brasileiros e estrangeiros pelas suas piscinas naturais repletas de corais e águas mornas a quentes e a Baía do Sancho, considerada a praia mais bonita por ser isolada e possuir águas em tons de azul e verde esmeralda. Outra atração turística bastante visitada é a praia dos Carneiros, e se você for à Porto de Galinhas, consegue fazer o deslocamento através de barco, e visita-la. Carneiros ficou famoso graças a uma capela construída na praia cercada por palmeiras. Não é apenas uma atração turística popular, mas um destino popular para casamentos.  

O local tende a ficar lotado durante o verão e feriados, e a melhor época para visitar é durante a semana. Quando a praia está vazia, os visitantes podem caminhar ao longo da costa e deitar-se na areia durante horas. Outra atividade popular é fazer um passeio de barco ou buggy para outras praias próximas. O arquipélago de Fernando de Noronha é outro paraíso com vida marinha diversificada e outras praias incríveis que você não pode deixar de ir, mas é bom verificar antes as épocas para visitação porque o turismo no local, em se tratando de um santuário ecológico, possui limitações do número pessoas para conhecer a ilha. Em Pernambuco, entre os melhores pontos turísticos estão o centro histórico de Igarassu, as cachoeiras de Bonito, o Vale do Catimbaú, a ilhota da Coroa do Avião e o sítio histórico de Olinda.


Ceará



O Ceará é o 3º destino mais procurado no Brasil pelos turistas. Seus pontos turísticos estão espalhados em suas praias, cidades e serras. A capital Fortaleza reúne muitos atrativos. Quem visita o estado da Luz, chega quase sempre em Fortaleza. A cidade é recheada atrações para todos os públicos. Tem praia, como a de Iracema (eternizada pelo romancista José de Alencar),mas tem também espaços culturais e eventos gratuitos o ano todo. A Praia do Futuro também é muito visitada e não tem muita poluição urbana, é bem arborizada e tem areia branquinha. Por isso, é considerada a praia mais bonita da cidade e a com os melhores passeios de buggy de Fortaleza e região. 

Visitar Fortaleza e não ir ao Beach Park é impossível. Já saindo da cidade, você encontra o maior parque aquático da América Latina, em Aquiraz, a apenas alguns quilômetros da capital. A principal atração do Beach Park é o Insano, que já foi o maior tobogã do Brasil, chegando a uma velocidade de 105km/h. Sua altura equivale a um prédio de 14 andares. Um passeio incrível para famílias e crianças, mas os casais também procuram bastante a atração. Jeriquaquara também é outro dos melhores pontos turísticos do nordeste. Quando os turistas descobriram Jericoacoara – ou apenas Jeri – o lugar costumava ser uma vila de pescadores sem eletricidade, mas as coisas mudaram drasticamente. Jeri é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil com hotéis boutique, vida noturna agitada e muitos restaurantes. A beleza da região é estonteante e vale muito a pena incluir a cidade na programação.



Rio Grande do Norte

Um dos maiores pontos turísticos do Rio Grande do Norte é a Pipa que abriga algumas praias paradisíacas – mas há uma que se destaca entre todas elas. A praia do Madeiro é cercada por coqueiros e é o ponto preferido dos surfistas. Se os visitantes tiverem sorte, podem ver golfinhos pulando na água no início da manhã e encontrar alguns ninhos de tartarugas protegidos entre novembro e maio. Existem muitos quiosques ao longo da praia, por isso é possível passar o dia inteiro por lá. Em Genipabu, também há muitas atrações. E a cidade é mais um ponto turístico do Nordeste que você não pode deixar de conhecer. As dunas e lagoas de água doce são as principais atrações de Genipabu.  

A melhor forma de explorar a praia é contratando um passeio de buggy que consiste em subir e descer as dunas e parar em famosas lagoas. Os viajantes podem experimentar o skibunda, atividade em que deslizam do topo da duna até a água, e se divertir nas tirolesas e passeios de dromedário. Genipabu está localizada em Natal, cidade que possui outras ótimas praias como Ponta Negra. Também é fácil combinar Natal e Pipa no mesmo roteiro. Natal também reúne os melhores pontos turísticos do nordeste. A visitação obrigatória fica por conta do Forte dos Reis Magos e a Praia do Forte. O forte foi o marco inicial da cidade e leva o nome porque foi construído no dia de Reis. Pode ser visitado de terça a domingo, de 8h às 16h e a entrada é gratuita aos domingos. Outra atração é o maior cajueiro do mundo, a 12km ao sul da capital. Uma árvore gigante que fica em Pirangi e é um dos pontos turísticos mais visitados do Nordeste.



Maranhão

Quando se fala em pontos turísticos do Nordeste, um dos mais conhecidos e amados pelos turistas são os Lençóis Maranhenses. Tecnicamente, os Lençóis Maranhenses não são uma praia, mas um Parque Nacional, onde mais de 36 mil lagoas se formam graças às chuvas. Embora o parque esteja aberto o ano todo, a melhor época para visitar é entre junho (este mês) e final de agosto, quando as lagoas têm mais água. Para visitar os Lençóis, o turista deve ficar alguns dias em Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro. Também é possível fazer trekking de até cinco dias e dormir na casa de moradores. São Luís do Maranhão também precisa ocupar lugar de destaque no roteiro de quem visita o Maranhão. A única cidade brasileira fundada por franceses possui muitas atrações culturais como os casarões antigos, em ruas preservadas e as baladas noturnas. Esses casarões centenários, como as Igrejas da Sé, do Rosário e dos Remédios, são tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional e formam o Centro Antigo da cidade, que se orgulha de possuir a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina.  

São Luís é uma das maravilhas do Brasil e um dos principais pontos turísticos no Maranhão que pode ser visitada em qualquer época do ano, que tem sempre atrativo. Entre os meses de junho e julho, você pode participar das festividades do Bumba meu Boi. Outro lugar com belíssimas paisagens é o Delta do Parnaíba com praias, espelhos d ‘ água, dunas, rios e mangues. O Parque Nacional da Chapada das Mesas é outro ponto turístico do nordeste obrigatório no Maranhão. É  repleto de cachoeiras, trilhas por matas nativas e parques naturais de águas claras e calmas. A área fica a pouco mais de 830 quilômetros da capital, São Luís. Como resultado, muitos turistas vêm da vizinha capital do Tocantins, Palmas. Suas principais atrações são as Cachoeiras Gêmeas de Itapecuru, Cachoeira São Romão, Portal da Chapada das Mesas, Poço Azul, Cachoeira da Prata, Morro do Chapéu e Complexo Turístico Pedra Caída.

Alagoas

Seja para curtir as praias paradisíacas ou fazer passeios históricos pelo Rio São Francisco, você não se decepcionará com a natureza, gastronomia e cultura da região. Para curtir os melhores pontos turísticos do Nordeste, o visitante deve verificar as estações mais propícias e entender a maré para saber o que esperar de cada praia. Viajar durante a maré baixa permite que os visitantes desfrutem de piscinas naturais e caminhadas entre diferentes praias. Antunes, por exemplo, é uma praia paradisíaca de areia branca em Alagoas. Com águas transparentes e repleta de coqueiros. Outro ótimo lugar para conhecer nas proximidades é Barra Grande, famosa pelo Caminho de Moises, uma trilha de areia dentro d’água que só aparece na maré baixa. Maragogi é outro destino preferido dos turistas, considerado o Caribe Brasileiro possui um litoral entrecortado de piscinas naturais, compostas por recifes de corais que emergem durante a maré baixa. A 132 km de Maceió, a cidade disponibiliza passeios e atrações turísticas que exploram o melhor da natureza local. Entre os melhores pontos turísticos do nordeste, as melhores praias com piscinas naturais são: Galés, Barra Grande e Taocas, todas com águas perfeitas para mergulhar e muita vida marinha.  

Em Maragogi você pode passear de buggy, mergulhar e visitar também o Mirante do Cruzeiro, um dos pontos de parada dos passeios de buggy e o povoado de São Bento que possui um clima bucólico e abriga lugares históricos como as ruínas da Igreja de São Bento e do Mosteiro de São Bento. Ainda em Maceió, não faltam opções de praias paradisíacas, como a badalada Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Sereia, Cruz das Almas, Guaxuma, Garça Torta, Pratagy e Ipioca. O Centro Histórico de Maceió é formado por igrejas de arquitetura colonial e outros monumentos preservados. Em um único dia é possível visitar a Catedral Metropolitana, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, o Museu Palácio Floriano Peixoto e muitos outros. Outra dica ao turista é visitar o Pavilhão do Artesanato na Praia de Pajuçara, tradicional feirinha de artesanato com produtos e itens típicos da região, desde objetos de decoração e até mesmo comidas e o Pontal da Barra, um dos melhores pontos para observar o pôr-do-sol em Maceió. Ah, não podemos deixar passar a Praia do Francês, outro passeio maravilhoso para quem visita o local.

Piauí

Um dos pontos turísticos mais bonitos de Piauí e um dos melhores do Nordeste ficam na capital, Teresina: o Parque Potycabana. Situado em uma área de 43 mil metros quadrados, os visitantes encontram pistas de caminhada e uma extensa área verde para se sentirem em contato com a natureza. Aberto todos os dias, 24h. O Parque Nacional Serra da Capivara também é um dos melhores pontos turísticos no Nordeste para você conhecer. Unidade de conservação reúne adeptos do turismo ecológico e de aventura, também é uma das unidades de conservação arqueológica do país que preserva vestígios preservados por séculos. Nesses sítios é possível conferir um pouco da presença humana e de animais ancestrais. A praia do Coqueiro também é um das atrações do Piauí. Situada a somente 10 km do centro da cidade de Luís Correia, essa praia foi se tonando mais badalada até se tornar uma das favoritas dos praticantes de kitesurf. Um dos motivos para isso, é que essa praia possui ventos fortes o ano todo.

A capital Teresina também está recheada de atrações como o Polo Cerâmico do Poty Velho. Desde a década de 1960 o bairro Poty Velho é reconhecido como sendo um lugar em que a cerâmica é tradicional no estado do Piauí. Uma das vantagens é que os preços das cerâmicas são muito atrativos. Você gasta R$ 50,00 em um belo conjunto de vasos. O Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu também é um dos pontos turísticos cheios de encanto no Piauí. A dica é visita-lo durante o primeiro semestre do ano (até fim de julho) que é mais chuvoso e assim contribui para que as quedas d’água se tornem um espetáculo para os seus olhos. Um parque localizado entre os municípios de Esperantina e Batalha. Para mergulhar nos sabores e aromas especiais do Piauí nada melhor do que visitar o seu chamado Mercado Velho (Mercado Central São José) que tem opções para quem deseja fazer lanches saborosos e comprar temperos. O turista também pode comprar lembrancinhas nesse que é um dos pontos turísticos cheios de encanto no Piauí.

Sergipe

Sergipe é o menor estado do Brasil e a sua capital Aracaju é a mais conhecida pelos visitantes. Fundada em 1590, a antiga capital, São Cristóvão, alberga edifícios da era colonial, incluindo o convento e a Igreja de São Francisco, do século XVII. O Cânion do Xingó, no rio de São Francisco, ladeia um popular lago para passeios de barco. Suas praias como a Praia da Atalaia, com o seu longo passeio são visitadas por turistas durante todo o ano. São 6 km de extensão, com uma extensa faixa de areia e mar calmo. Além disso, o calçadão concentra vários atrativos turísticos, como os Arcos da Orla de Atalaia. Construídos em meados da década de 1990, são quatro grandes arcos, com mais de 10 metros de altura, todos revestidos com pastilhas azuis. Emoldurados pelos coqueiros com o mar ao fundo, eles formam um dos símbolos da cidade e um dos maiores pontos turísticos do Nordeste. O visitante também não pode perder em sua estada na região, a visita ao Parque dos Falcões, em Itabaiana, no interior do estado, a 45 km de Aracaju. O Parque dos Falcões funciona em um sítio e recebe falcões, gaviões e corujas machucados. É o único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul e o único do Brasil autorizado pelo Ibama, além de ser uma referência mundial na reabilitação desses animais.

Nossa última dica para quem vai visitar Aracaju é conhecer a Fundação projeto Tamar, que realiza atividades de pesquisa e educação ambiental focadas nas tartarugas marinhas. Ela conta com um Centro de Visitantes, também chamado de Oceanário de Aracaju, onde o público pode ver de perto mais de 50 espécies de animais marinhos. Além das tartarugas filhotes e adultas, há tubarões e muitos outros espalhados por vários espaços temáticos, com destaque para o aquário oceânico, que tem 150 mil litros de água salgada e dezenas de espécies marinhas. Você pode visitar tanques, painéis explicativos, local para exibição de vídeos, apresentações, atividades interativas e mais. Na saída, também há uma lojinha para quem quiser comprar lembrancinhas feitas pela população local. O Projeto Tamar de Aracaju, assim como muitos outros atrativos da cidade, fica no bairro Atalaia, o principal e o mais bem estruturado para o turismo.  

É muita beleza reunida neste nosso Nordeste, não é mesmo?

A Guanabara te leva a todas essas regiões porque possui a maior malha rodoviária do país e um transporte seguro e com conforto. Acesse nosso site e comece a planejar as suas férias de Julho para o Nordeste.

Pega a Guanabara e vem!