São João se aproxima – Veja quais são as melhores festas juninas no Nordeste
Embora as festas juninas sejam celebradas nos quatro cantos do Brasil, no Nordeste é que as festividades ganham maior expressão. Por isso, o mês de junho é um dos períodos mais procurados pelos turistas para viajar de ônibus para o Nordeste. Trata-se do momento de homenagear os três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. E alegria é o que não falta nesta belíssima e autêntica celebração brasileira que reúne fantasias, música e dança tradicionais, comidas e bebidas típicas. Um mês inteiro colorindo as ruas do Nordeste com essa bela festa popular.
Hoje, nós vamos dar um breve passeio pelas melhores festas juninas no Nordeste para ajudar você a planejar a sua viagem de ônibus nessa época. O melhor é se antecipar e reservar logo a sua passagem em nosso site garantindo as melhores tarifas, com até 80% de desconto.
Entenda a sua origem
A Festa Junina foi introduzida no Brasil durante a colonização do país por Portugal (de 1500 a1822). Seus eventos são baseados nas festividades europeias do solstício de verão, que celebram a colheita e os santos, principalmente Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Apesar de suas origens religiosas, no Brasília festa incorporou a cultura e a história do país, como é o caso da “chuva de bala” em Mossoró que conta a história de bravura e resistência de Mossoró ao Bando de Lampião ou a temida e centenária “guerra de espadas” que o correm durante as festas juninas nas cidades do Recôncavo Baiano como Cruz das Almas, Muritiba, Governador Mangabeira.
Fato é que as festas juninas são um grande encontro social de dança, bebida e comida, especialmente no Nordeste em especial, cuja movimentação do turismo supera as festividades de final de ano. A dança e a música são também parte essencial das comemorações que podem girar em torno das quadrilhas, acompanhadas de muito forró e ritmos populares.
As delícias das festividades juninas também atraem muita gente. Entre os quitutes que o turista pode encontrar em quase todas as regiões do Nordeste estão o bolo de mandioca, fubá, curau, cocada de colher, pé -de-moleque, canjica, paçoca. As bebidas mais típicas são o quentão (cachaça cozida com especiarias), vinho quente e muito mais. Não deixe de experimentar as frutas: caju, jaca, pitomba, jabuticaba… são tantas opções que não restam dúvidas de que os festejos do Nordeste são um paraíso para o paladar.
Mas onde estão as melhores festas juninas do Nordeste do Brasil?
Campina Grande
Campina Grande, Paraíba
A festa de Campina Grande na Paraíba é conhecida como a “maior e melhor festa junina do mundo”. As quadrilhas, sanfonas e apresentações de artistas como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Aviões do Forró atraem turistas de todo o Brasil. As festas acontecem no Parque do Povo, um espaço de 42 metros quadrados com mais de 300 barracas de comidas e bebidas típicas. Há ainda o famoso casamento coletivo, com dezenas de casais que se comprometem ao ritmo do forró pé de serra.
A Vila Sítio São João, em Campina Grande, agreste da Paraíba, divulgou a programação completa com as atrações de shows do São João 2023. Segundo a organização do evento, mais de 40 bandas e artistas fazem parte da grade de apresentações, que acontecem nos fins de semana dos meses de junho e julho. A Vila Sítio São João fica na Avenida Floriano Peixoto, no Bairro Din américa, em Campina Grande. Os turistas podem conhecer engenho, obras de artesanato, produção e degustação de comidas típicas e diversas outras programações.
A Guanabara te leva:
Para chegar a Campina Grande você pode ir com a Guanabara partindo de :
Fortaleza – Teresina – Belém –-Juazeiro do Norte -Marabá – Imperatriz– Feira de Santana – Mossoró – Cajazeiras– Patos – Rio de Janeiro – São Paulo– Goiânia – Brasília.
Parnaíba e Sobral (em conexão).
Caruaru (Pernambuco)
Na “Capital do Forró”, a diversão não tem limite nem fim. O São João de Caruaru está registradn o Guinness Book como a maior festa regional ao ar livre do mundo. Acidade fica totalmente vestida com bandeirinhas, bandeirolas e balões durante os festejos. Fica localizada a cerca de 130 quilômetros de Recife, a cidade promove festivais de ‘comida gigante’ e passear por uma réplica de uma cidade do interior, comprando lembranças e experimentando petiscos locais. Em Caruaru,a animação é intensa. São cerca de 500 shows acontecendo em seis polos da cidade, quadrilhas com até 4 pessoas, forró e desfiles que lotam o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.
A cidade de Caruaru se enfeita com mais de 50 mil metros de bandeiras, 60 bonecos temáticos e centenas de balões com uma decoração multicolorida. As bandas de pífanos, mamulengos, literatura de cordel, quadrilhas e desfiles também são presenças confirmadas. O sucesso da festa já virou tradição. Todos os anos, o São João de Caruaru atrai um público de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.
A festa em Caruaru começa no dia28 de abril e se encerra em 1º de julho com atividades culturais e artísticas espalhadas em diversos polos. A programação começa com o “São João na Roça”, projeto que leva artistas para polos espalhados na zona rural do município, como Vila do Juá, Rafael e Malhada de Barreira Queimada. Além da festividade na zona rural, a prefeitura também promove a programação em outros polos descentralizados como o Alto do Moura, que nos últimos anos recebeu artistas como Petrúcio Amorim e Santanna. No Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, a programação ocorre de 3 de junho a 1º de julho. A prefeitura local divulgou também que este ano, além da realização das tradicionais comidas gigantes emsuas respectivas datas, haverá um encontro no dia 4 de maio com todos os organizadores para preparar as melhores boas vindas aos turistas nesse período.
A Guanabara te leva:
Para chegar a Caruaru você pode ir com a Guanabara partindo de :
Fortaleza – Crato (CE) -Salvador – Belém – Feira de Santana – Marabá -Imperatriz – Picos – Caxias (MA)
Goiânia e Brasília(em conexão).
Aracaju (Sergipe)
Fogueiras, fogos de artifício eo ritmo do baião marcam as festas juninas da capital sergipana. O famoso Arraiá do Povo se espalha pelas ruas e invade pousadas e restaurantes. As festividades se espalharam por todo o estado, tornando Sergipe um dos grandes destinos para se comemorar o São João. Em junho, Aracaju se torna um dos principais centros festivos do Nordeste, atraindo cerca de 1milhão de pessoas.
O Forró Caju faz do São João de Aracaju uma festa única com atrações de diversos estilos de forró, além da presença de artistas nacionais e internacionais. O som da sanfona, da zabumba e do triângulo ocupam dois espaços: no Centro, entre as feiras livres, fica Forró Caju, onde artistas regionais e grandes nomes da música brasileira animam o público; e na orla de Atalaia é realizado o Arraial do Povo, com uma cidade cênica que imita um pequeno vilarejo do interior. A festa é organizada pela Prefeitura de Aracaju e conta com apoio e recursos financeiros do Ministério do Turismo.
A Guanabara te leva:
Para chegar a Aracaju você pode ir com a Guanabara partindo de :
Fortaleza –Aracati – Mossoró –Patos (PB) .
Goiânia – Belém -Marabá-Imperatriz e Brasília (em conexão).
Bahia (BA)
Se engana quem acha que na Bahia não há festança junina. O Parque de Exposições de Salvador promove 5 dias d efesta, começando no dia 20 de junho e tem como complemento na programação o São João do Pelô, tradicional comemoração do Centro Histórico da Bahia. A capital baiana também se destaca por ser a cidade com as maiores festas juninas do Brasil.
Durante todo o mês de junho, fogueiras e bandeiras coloridas podem ser vistas em todos os cantos de Salvador. As apresentações de quadrilhas populares acontecem no Pelourinho e atraem centenas de turistas e moradores para dançar ao som do forró. A culinária junina baiana também é indispensável: aluá, beiju, munguzá e caldo de milho são alguns dos pratos tradicionais.
Em Santo Antônio de Jesus, acontece o melhor São João da Bahia, ocorrendo mais para o fim do mês de junho. A festa fica localizada no recôncavo sul da Bahia. Entre os artistas de peso que se apresentam sempre no local, estão Elba Ramalho, Wesley Safadão (o nosso embaixador, famoso pelo hit “Pega o Guanabara”), Dorgival Dantas, Silvio Brito, Simone e Simaria, Gabriel Diniz, Solange Almeida, entre outros.
Além dessas, as cidades de Cruz das Almas, Amargosa, Cachoeira e Irecê prometem um São João de gastar a solados sapatos e cantar todos os ritmos de um Estado que verdadeiramente entendede sucesso musical.
A Guanabara te leva:
Para chegar à Bahia você pode ir com a Guanabara partindo de praticamente todos os lugares, pois além da capital há rotas intermunicipais na Bahia como:
Seabra, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Barreira, Macaúbas e Lençóis para Salvador.
A Guanabara também te leva para Salvador de:
Fortaleza – Icó –Recife- Caruaru- Arcoverde (PE) – Goiânia e Brasília
Belém – São Luís (MA) – Juazeiro do Norte – Cuiabá-Curitiba- Florianópolis- Porto Alegre – Guarulhos – São Bernardo do Campo – São Paulo – e Rio de Janeiro (em conexão).
São Luís (MA)
As festividades em São Luís são marcadas pelas apresentações de bumba-meu-boi, que costumam acontecer em praças do centro da cidade. O famoso Balcão do Forró, espaço onde se apresentamos trios, e iguarias tradicionais como o mingau de milho e o arroz de cuxá são as marcas do São João de São Luís. Com um charme diferente, quem comanda a festa em São Luís é o tradicional Bumba Meu Boi. Em uma festa marcada por danças e ritmos, é contada a história da escrava Catarina e seu marido, que precisam ressuscitar o animal que mataram. Os visitantes podem conhecer danças como lelê, caroço, tape dance e dança portuguesa, além, é claro, de quadrilhas.
A Guanabara também te leva para São Luís de:
Belém – São Luís (MA) – Juazeiro do Norte – Cuiabá- Curitiba- Florianópolis- Porto Alegre – Guarulhos – São Bernardo do Campo – São Paulo – e Rio de Janeiro (em conexão).
Mossoró (RN)
Mossoró Cidade Junina é uma das maiores festas juninas do Brasil e a maior do Rio Grande do Norte. Mais de um milhão de pessoas visitam Mossoró, a 290 km da capital Natal, todos os anos para curtir a festividade durante o mês de junho, no Corredor Cultural. As apresentações musicais abraçam todos os ritmos populares da região, do sertanejo ao forró, e valorizam os artistas locais. Esses grandes shows acontecem na Estação das Artes Elizeu Ventania, antiga estação ferroviária que está bem no centro da cidade. É durante o festival que acontece a encenação de um momento histórico da cidade. A Chuva de Bala no País de Mossoró comemora a resistência dos moradores de Mossoró ao bando de Lampião, expulso da cidade há mais de 80 anos. O palco do espetáculo teatral é o Adro da Capela de São Vicente. Há efeitos tecnológicos e interação com o público sofisticado a cada ano. As apresentações da Chuva de Bala acontecem sempre de quinta a domingo.
A Guanabara te leva:
Para chegar a Mossoró você podeir com a Guanabara partindo de :
Fortaleza, Sobral, Teresina,Parnaíba, Macabau, SantaInês, Presidente Dutra, Timon, Caxias, Barreirinhas,Tutóia,
Brasília- Rio de Janeiro – SãoPaulo – Goiânia –Salvador- Jijoca – conexão.
Patos (PB)
O São João de Patos é um dos mais tradicionais da Paraíba. A festa reúne shows no palco principal e também em outras áreas do Terreiro do Forró. O grande diferencial da festa são as atrações musicais de alta popularidade e padrão que atraem o público jovem e a diversidade de eventos que acontecem na cidade em diversos locais e para todos os bolsos e gostos, já que a festa dura 30 dias! Isso mesmo, o mês inteiro de forró ecomida boa.
A Guanabara te leva:
Para chegar a Patos você pode ir com a Guanabara partindo de:
João Pessoa – Fortaleza – Campina Grande – Brasília –Goiânia – Belém – Teresina – Marabá – Imperatriz.
Petrolina (PE)
As águas que correm no Rio São Francisco o ano inteiro, em junho, seguem no ritmo da sanfona, no compasso do forró e desaguam no novo pátio de eventos, em uma grande festa junina, com tudo que Petrolina e seu povo tem direito. A FESTA DO POVO!
Petrolina é o sexto município mais rico de Pernambuco e o terceiro maior pólo agrícola do Brasil. Situada na mesma região do São Francisco pernambucano, a cidade está a 700 km de distância do Recife e possui uma população superior a 300 mil habitantes, concentrando mais de um milhão de habitantes, ao se considerar a Ride Pernambuco-Bahia.
Tem na fruticultura, onde é o maior exportador de uva em Angra do Brasil, e na viticultura suas principais atividades econômicas, além de grande potencial turístico que pode ser experimentado nessa festa de sabores e gente bonita.
A Guanabara te leva:
Para chegar a Petrolina vocêpode ir com a Guanabara partindo de
João Pessoa –Fortaleza – CampinaGrande – Brasília – Goiânia – Belém – Teresina – Marabá –Imperatriz.
E aí? Tá animado para o São João no Nordeste?
O que você achou das nossas dicas de melhores festas juninas no Nordeste?
Dá uma conferida no nosso site, busque a disponibilidade para estes destinos e garanta a melhor categoria de viagem e os melhores assentos para essa festança tipicamente nordestina!
Leave a Comment