Salvador é um dos destinos turísticos mais famosos e mais visitados por turistas em nosso país. A cidade é conhecida pelo seu sincretismo religioso e pela riqueza da cultura africana presente na dança, na religiosidade e na literatura, como a de Jorge Amado. Veja, abaixo, tudo que a capital baiana tem a oferecer para você programar a sua próxima viagem de ônibus!
Celebrada mundialmente por sua variedade musical, que se apresenta através dos inúmeros e mais famosos trios elétricos, Salvador foi o berço das bandas de axé de sucesso, que começaram sua trajetória nas ruas de Salvador. Quem não conhece os hits de grupos tradicionais como a Banda Eva, Chiclete com Banana, Babado Novo, Ara Ketu e nomes como Netinho, Daniela Mercury e Ivete Sangalo?
A marcante culinária regional, marcada pela influência africana e condimentada pelo azeite de dendê, também atrai turistas de todos os cantos do país e do mundo. Os inúmeros restaurantes da picante gastronomia baiana chamam atenção para variedade de sabores regionais e diferenciados.
Além da música e da culinária, outro grande fator que faz de Salvador uma cidade que vale a pena conhecer são as suas praias, que ocupam uma extensa faixa litorânea como a celebrada Itapuã, tema de uma canção famosa de Toquinho, eternizada na voz de Vinícius de Moraes.
A importância histórica também chama a atenção para quem quer viajar para Salvador. A cidade traz foi declarada a primeira capital do Brasil, em 1549, e, hoje, carrega como herança monumentos históricos e acervos que retratam um pouco da história da colonização portuguesa com Igrejas, sobrados coloniais e a riqueza da cultura Africana. O Pelourinho, famoso Centro histórico protegido pela UNESCO é um dos grandes atrativos da região.
Fazer uma viagem para Salvador é um excelente investimento para quem deseja relaxar e, ao mesmo tempo, conhecer parte da regionalidade afro-brasileira. É uma cidade com um povo alegre, feliz e acolhedor. Não à toa, o Turismo da Bahia aderiu ao slogan “Sorria, você está na Bahia” que simboliza a hospitalidade do povo local.
De dezembro a março é a alta temporada, melhor período para visitar a cidade (no período de abril a junho, chove mais). Durante o verão, as temperaturas são altas, chove pouco e a umidade não é tão alta como nos outros meses. Essa é uma boa época para visitar Salvador, do ponto de vista do clima. Mas, atenção: esse também é um período com muita demanda turística e os hotéis costumam ter uma taxa de ocupação muito grande, por isso, é importante se programar!
Passeios culturais em Salvador
Como vimos, quem pretende viajar para Salvador de ônibus fará um grande investimento, pois é o passeio ideal para toda a família. As viagens rodoviárias são as melhores opções para se deslocar de um local para o outro, além de bastante econômicas em termos de tarifas. As empresas rodoviárias regulares investem frequentemente na melhoria de suas frotas, trazendo ainda mais conforto para os passageiros que querem visitara região. Veja, aqui, algumas opções, que incluem categorias de viagem em ônibus semi leito, leito e cama.
Já falamos do Pelourinho, que é um dos cartões postais mais conhecidos do Brasil, por apresentar o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina. Quem visita o local, “viaja” literalmente ao passado colonial, representado pelos inúmeros casarões dos séculos 17 e 18, distribuídos pelas ladeiras e em volta dos largos que abrigam o comércio local formado por ateliês com artesanato local, lojas, museus, centros culturais, bares, restaurantes e pousadas. Para quem gosta de exposições, uma dica é visitar o Solar do Ferrão no meio do Pelô, que costuma apresentar exposições temáticas, além de mostras temporárias.
Outra dica obrigatória é conhecer o tradicional elevador Lacerda, o mais famoso meio de ligação entre a Cidade Baixa e o Pelourinho. Construído em 1873, o turista paga apenas R$ 0,15 (para o trajeto de apenas 20 segundos) para se contemplar a também famosa Baía de Todos os Santos.
Ali pertinho, logo ao sair do elevador Lacerda, o visitante também pode conhecer o Palácio Rio Branco, localizado na Pça. Tomé de Sousa que também possui uma grande importância histórica para acidade: foi uma das sedes do Governo Geral, quando a Bahia era ainda a capital do país, entre os séculos XVI ao XVIII. O prédio precisou ser reconstruído após passar por um bombardeio durante a República Velha, em 1912.
Salvador é definitivamente uma cidade para quem gosta de arte sacra. As igrejas do Pelourinho escondem uma riqueza em relíquia sacra como o Convento de São Francisco, grande representante da arte barroca na Bahia. Parte da história sacra continua na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco com uma bela fachada esculpida em pedra, inspirada na Universidade de Salamanca, na Espanha. Seu pátio abriga um museu com arte sacra, vestimentas religiosas e um trono usado pelos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II.
Outra belíssima igreja é a Catedral Basílica reaberta para visitação desde 2018. Suas colunas renascentistas e anjos barrocos completam o belíssimo altar-mor onde está a imagem de São Salvador. Na sacristia, os visitantes podem apreciar a delicadeza do busto-relicário de São Francisco Xavier, conhecido por se o padroeiro da cidade. Ali perto, a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão chama atenção para a obra no teto que apresenta de forma detalhada a história do santo que foi fundador da ordem dominicana.
E fechando a lista, não poderíamos esquecer a Igreja de São Pedro dos Clérigos, grande representante dos estilos rococó e neoclássico. O altar-mor tem esculturas de diferentes santos como: São Pedro, São Paulo, Jesus Crucificado e Nossa Senhora da Conceição.
Como falamos de Bahia não poderíamos esquecer uma das suas festas populares mais importantes, o Carnaval. Na Praça da Sé, a Casado Carnaval abriga exposições e mostras virtuais que contam a história dessa importante festa cultural desde os primórdios europeus.
E para quem gosta de literatura, mais duas dicas: conhecer o casarão azul da Fundação Casa de Jorge Amado, importante museu que guarda objetos, manuscritos e painéis de um dos maiores escritores brasileiros da história e a Casa do Rio Vermelho, muito visitada pelo fato de ter sido o lar dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai durante 47 anos.
E as praias? Quais as melhores para você visitar
Se você está planejando uma viagem para Salvador não pode deixar de conhecer as inúmeras praias locais, com mar tranquilo, de águas mornas ideais para o banho. Existem muitas praias locais que, mesmo não sendo as dos cartões-postais, também são indicadas para quem pretende viajar para a Bahia de ônibus.
Confira a seguir:
– Praia de Stella Maris
As melhores praias ficam mais distantes do centro de Salvador. Stella Maris é uma delas. Conhecida por suas areias de cor dourada, mar tranquilo e água quentinha é uma ótima opção para famílias e, principalmente, para as crianças. Está localizada em um bairro tranquilo e costuma ser uma praia bastante segura.
– Praia do Flamengo
Localizada na fronteira entre Salvador e a cidade de Lauro de Freitas, costuma ficar bastante cheia, principalmente no verão, e é famosa por ser procurada porkite surfistas e surfistas. Para quem deseja relaxar, os comerciantes oferecem barracas bem equipadas com guarda-sóis e espreguiçadeiras e que oferecem um cardápio variado de drinks e opções da culinária local.
– Praia de Itapuã
Famosa pela sua beleza natural, a Praia de Itapuã foi imortalizada na canção famosa de Toquinho e Vinícius de Moraes e merece ser visitada por quem chega na cidade. A paisagem é um deleite para os olhos com construções diferenciadas, cercadas pelos coqueiros, mar calmo e areia dourada. As piscinas naturais formadas pelos arrecifes costumam chamar bastante atenção para o turismo.
– Praia do Forte
Considerada pelo turismo nacional, uma das praias mais bonitas do Brasil, essa praia é na verdade uma antiga vila de pescadores cercada por coqueiros, água cristalina e piscinas naturais. Localizada no distrito de Mata de São João está à uma distância de 65 km do centro de Salvador.
– Praia do Porto da Barra
Ao contrário da Praia do Forte, a Praia do Porto da Barra fica bem no centro de Salvador, com uma bela vista para a Baía de Todos os Santos. Estende-se a uma faixa de 600 metros de orla e costuma ficar sempre cheia de turistas e moradores em busca de contemplar o belíssimo pôr do sol no fim do dia.
– Praia do Farol da Barra
Famosa pelo seu enorme farol que fica localizado na Fortaleza de Santo Antônio é um ícone do turismo na Bahia. É uma praia bastante procurada, pois suas piscinas naturais oferecem águas calmas e quentes, ótimas para um banho relaxante. A infraestrutura do comércio local oferece opção variada de restaurantes e lanchonetes que circundam a praia e funcionam até tarde da noite. A praia também é muito procurada para grandes eventos como o seu tradicional Réveillon que acontece todo ano.
– Praia de Imbassaí
A Praia de Imbassaí faz parte do município de Mata de São João e do distrito de Imbassaí e fica um pouco mais longe de Salvador, mas também é bastante procurada para o turismo. Suas águas quentes e calmas chamam atenção dos visitantes que comparam seu visual à beleza das praias gregas.
– Praia de Ondina
Essa praia apesar de pequena, oferece água limpa, calma e cristalina, própria para banho. Localizada em um local mais nobre com resorts e hotéis de luxo, costuma ficar cheia no carnaval.
– Praia Rio Vermelho/Praia do Buracão
Muito utilizada por pescadores locais, a praia possui muitos barcos de pesca. No Rio Vermelho você também encontrará a Praia do Buracão, como o nome já diz, ela é menor e um pouco mais escondida. Por não ter muita infraestrutura e correnteza muito forte, costuma ser menos procurada.
– Praia de Amaralina
Amaralina costuma ser muito indicada para o banho de mar e em sua extensão, o visitante pode experimentar entre as inúmeras barraquinhas, iguarias da gastronomia baiana, como o famoso acarajé (mas, cuidado, quem não gosta de pimenta em demasia, peça o quitute “menos quente”).
– Praia de Boa Viagem
Famosa praia localizada na Cidade Baixa com águas tranquilas e limpas oque a torna ideal para passear com a família. Também possui uma variedade de barraquinhas que oferecem alimentos e bebidas proporcionando conforto aos turistas que chegam.
Festivais de música em Salvador
Como a Bahia é um lugar rico musicalmente, quem visitar a cidade terá acesso a uma extensa agenda musical, seja em festivais de verão e inverno, shows e eventos que fazem parte do dia adia do povo baiano. A seguir separamos alguns desses eventos musicais importantes e representativos da cidade:
– Flow Festival (Salvador)
O Flow Festival é festival alternativo já famoso por mesclar shows, literatura, cinema, design, esportes e exposições de artes variadas. O evento costuma ser embalado pelo som de DJs famosos que misturam ritmos variados ao som dos já tradicionais cantores baianos.
– Rock Concha (Salvador)
Quem acha que a Bahia é só axé, MPB e pagode se engana! O povo baiano adora inovar e por isso o rock também tem um público forte no Concha. O Festival Rock Concha é tão importante que já tem mais de 30anos de sucesso e público cativo.
– Drop Music Brasil (Feira de Santana)
Outro estilo musical que agrada muito o povo baiano é a música eletrônica, presente em festivais como o Drop Music que se tornou até selo musical de um evento itinerante que tem lotado todas a sedições.
– República do Reggae (Salvador)
Um evento para os amantes desse estilo é a República do Reggae, festival que, como o próprio nome já diz, é dedicado ao ritmo que se desenvolveu na Jamaica através das eternas canções de Bob Marley. A República do Reggae teve a sua primeira edição em 2003 e o sucesso foi tão grande que hoje é considerado o maior festival de reggae da América Latina. O evento já trouxe cantores internacionais expressivos do estilo, como: SOJA, U-Roy, Lucky Dube, Gregory Isaacs entre outros.
Ficou a fim? Então, o que está esperando? Vamos baianar!
Planeje a sua viagem de ônibus para Salvador. Em nosso site você encontra muitas opções para sair de qualquer cidade em direção à Bahia. E, o mais legal, é apreciar as belas paisagens e diversidade de vegetação que se descortinam numa viagem de ônibus. Compre a sua passagem com economia e conforto com a Guanabara! Vem pra Guanabara!